MB Engenharia e no Meio Ambiente

Demostração de Equipamentos no Aterro Delta

No dia 2 de Fevereiro, o aterro Delta em Campinas, foi palco de demonstração de equipamentos para reciclagem de resíduos. Trata-se de equipamentos da marca alemão Doppstadt, que são representados no Brasil pela empresa Motocana de Piracicaba.
Na ocasião foram apresentados dois equipamentos distintos, sendo um pré-triturador e uma peneira rotativa.
Foram processados resíduos volumosos, tais como móveis, e utensílios, resíduos de poda de árvores e limpeza de terrenos e resíduos domiciliares.
O desempenho dos equipamentos surpreendeu a todos, demonstrando grande eficiência e muita agilidade na sua operação.
Houve grande interesse entre os participantes do evento, principalmente no desempenho dos equipamentos com o lixo domiciliar, pois as características do resíduo no Brasil são bem diferentes do Europeu, onde há intensa separação prévia dos materiais recicláveis.
Os equipamentos separaram com eficiência os materiais orgânicos dos recicláveis, permitindo a destinação mais adequada para cada fração.
Após a separação parte do material pode também ser transformado em combustível sólido (CDR), para combustão em caldeiras, e geração de energia elétrica.
Este, aliás, é o principal destino dado a estes materiais na maioria dos países da Europa, onde existe grande preocupação na busca de fontes alternativas de energia.
A MB Engenharia junto com o consórcio TECAM e a Prefeitura de Campinas apoiaram o evento disponibilizando pessoal e equipamentos de apoio