MB Engenharia e no Meio Ambiente

Programa Jogue Limpo, de logística reversa, é implantado em Piracicaba

Setor lança projeto para reciclar 14ton. de embalagens de lubrificantes/ano

105 estabelecimentos produzem, mensalmente, 1.200 quilos de materiais.
Fabricantes de óleos lubrificantes lançaram em Piracicaba (SP) nesta quarta-feira (4) o Programa Jogue Limpo, que define o sistema de logística reversa para recolher e reciclar embalagens plásticas dos produtos vendidos. O descarte responsável envolve fabricantes, importadores, comerciantes, atacadistas e consumidores. A cidade produz, por ano, 14,4 toneladas de embalagens de lubrificantes (1.200 quilos por mês) em 105 estabelecimentos.

Do total de pontos geradores de lixo, de 20% a 25% não devolvem os materiais por meio do programa, segundo a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Isso não significa necessariamente que as embalagens sejam jogadas irregularmente no meio ambiente por postos de combustíveis, concessionárias e oficinas mecânicas, mas a Prefeitura informou que irá mapear os estabelecimentos com o objetivo de identificar possíveis irregularidades.

O acordo setorial para a implantação do programa foi assinado em dezembro de 2012 entre o governo paulista e os sindicatos dos fabricantes e dos revendedores. O objetivo do lançamento local do programa, de acordo com a Sedema, é ampliar a adesão dos estabelecimentos para que encaminhem adequadamente todas as embalagens vazias aos locais de recolhimento.
A data escolhida para o lançamento foi simbólica, conforme o titular da pasta, Rogério Vidal e Silva, por ser véspera do Dia do Meio Ambiente. "O que reforça a preocupação do setor industrial de equacionar um dos grandes problemas ambientais, que é a destinação correta dos seus resíduos a partir da responsabilidade compartilhada", informou. No site www.programajoguelimpo.com.br estão dados relacionados ao projeto e a relação de endereços para o descarte das embalagens.

Fonte:
04/06/2014 22h20 - Do G1 Piracicaba e Região