MB Engenharia e no Meio Ambiente

Coleta e Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Os resíduos de serviços de saúde são gerados em todos os estabelecimentos que oferecem assistência à saúde humana e animal.
A MB Engenharia e Meio Ambiente oferece os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final para pequenos e grandes geradores.

Os resíduos de serviços de saúde são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E, conforme a Resolução de Diretoria Colegiada- RDC da Anvisa nº 306/2004  e a Resolução Conama nº 358/2005. Para cada um dos tipos, a MB Engenharia oferece o gerenciamento adequado.

Os resíduos dos grupos A (Infectantes) e E (perfurocortantes) são desinfectados através da tecnologia de Microondas, que garante alta eficiência, baixo impacto ambiental e é aprovados pelos mais rigorosos órgãos de controle ambiental. Os resíduos do grupo B (químicos) são transportados para incineradores terceirizados, devidamente licenciados e auditados. Os resíduos do grupo D (equiparados aos domiciliares) são encaminhados para aterros sanitários. Os resíduos do grupo C (radioativos) são gerenciados em conformidade com as diretrizes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A MB Engenharia e Meio Ambiente dispõe de frota adequada para a realização de coleta e transporte de resíduos de serviços de saúde em estabelecimentos que geram grandes ou pequenas quantidades de resíduos. Além dos veículos especiais, de pequeno, médio e grande porte, disponibiliza uma equipe treinada, que garante eficiência e segurança na execução do serviço.

Os pequenos geradores correspondem a clínicas médicas, farmácias, laboratórios, clínicas veterinárias, ambulatórios industriais ou qualquer outro estabelecimento que gere pequenas quantidades de resíduos. Para esses, a MB disponibiliza veículos de pequeno porte, que garantem agilidade na coleta.

Para grandes geradores, que geram quantidades diárias acima de 200 kg de resíduos, a MB oferece veículos modernos e equipados para atender às necessidades desse tipo de coleta.

A MB disponibiliza para seus clientes, contêineres de 1.000 litros, estanques, laváveis, impermeáveis e com rodas giratórias. Os contêineres garantem o acondicionamento seguro dos resíduos até a coleta, que é realizada de maneira totalmente automatizada, sem contato manual com os resíduos. Todos os veículos coletores da MB possuem certificação do Inmetro para transporte de cargas perigosas e são vistoriados anualmente.

Os veículos coletores da MB possuem certificação do Inmetro para transporte de cargas perigosas, e são vistoriados anualmente.

A MB possui exclusivo sistema automatizado de pesagem dos resíduos no ato da coleta, com emissão de comprovante contendo: data, horário, peso e identificação do motorista responsável pelo serviço. Este sistema permite maior controle para os geradores, servindo como comprovante de destinação adequada de seus resíduos.
Todos os motoristas possuem certificado do curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP).

No ano de 2011, foi concentrado o tratamento dos resíduos de serviços de saúde na empresa Sterycicle. Desta forma oferecendo aos nossos clientes um atendimento mais personalizado, atendendo melhor suas necessidades e buscando as soluções mais adequadas a cada novo desafio.

Cartilha RSS

Copyright ©
Todos os direitos reservados

MB Engenharia
Matriz: (11) 3837-9107 / 3643-3640
mbengenharia@mbengenharia.com

DC2 - Tecnologia